.............

Racismo

quarta-feira, 27 de outubro de 2010



O tema do nosso bimestre é o preconceito e nos próximos dias discutiremos aqui no blog algumas formas de discriminação e daremos a nossa opinião sobre esse assunto.
Para começar falaremos do racismo.

O racismo é a tendência para o pensamento em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, onde as que se consideram superiores discriminam as outras. Apesar de cada vez mais se tentar aproximar as diferentes culturas do mundo o racismo ainda é um fato bem visivel na nossa sociedade.



Galerinha
o que vocês pensam sobre o racismo?

Texto da Karolyne

sexta-feira, 22 de outubro de 2010



Segue para deleite de todos o premiado texto escrito pela Karolyne.

A magia das águas

A magia de um rio de águas vermelhas encantou muita gente, inclusive a mim.
Quando entrei na balsa, já pude sentir que o vento batendo em meu rosto era o aviso de que eu estava indo para o lugar certo, onde a prosperidade me esperava.
Nem tudo foi fácil como previ, porém tudo muito surpreendente. Aqui o ritmo era outro, não encontrei riquezas. Lembro-me que acordava cedo e já estava a caminho do garimpo. Mas o dinheiro temia em ficar em minhas mãos.
O maior tesouro de todos foram os amigos, cada um com seus sotaques, costumes, saudades que unidas a minha formaram uma nova família.
As grandes maravilhas da cidade eram o Rio Vermelho com suas águas cor de sangue e o Rio Arareau com suas águas cristalinas.
Rondonópolis não existia, as ruas eram todas de terras, quando passavam as carroças o cheiro de poeira ficava no ar. Dava para contar nos dedos as poucas casas que tinham, todas elas simples, como as pessoas que aqui reinavam. Pessoas como eu todas à procura da felicidade. A minha já tinha encontrado, Rondonópolis que ficará guardada pra sempre em minha lembrança.

Frankenstein



Galera,
segue aí as fotinhos das duas adaptações do livro Frankenstein (Mary Shelley) podem escolher a que preferirem, lembrando as datas da prova 25/11 (8ºA e B) e 29/11 (8ºC).

Boa leitura!!!!

Billy Elliot

quinta-feira, 21 de outubro de 2010


Olá galerinha,
para começar quero agradecer pelo presente que recebi hoje de vocês, adorei a cesta e as flores, mas esse post é para falar do filme que assistiremos na próxima semana já que estamos falando sobre as formas de preconceito existentes na sociedade.
Billy Elliot servirá para que possamos discutir a discriminação, o trabalho que faremos encontra-se na página 224 do nosso livro didático.

sinopse:Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.

Novo acordo ortográfico

domingo, 17 de outubro de 2010

Atendendo ao pedido da Fernanda (8ºC) e lembrando que no próximo ano nosso livro didático já seguirá a nova ortografia estou postando um game espero que gostem e comentem como se sairam!!!

Espero vocês com força total e aquela vontade imensa de estudar amanhã!

O uso dos porquês - Por que/ Por quê/ Porque/ Porquê

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Atendendo ao pedido da Natália (8ºB):




Se gostaram do mapa e se ele ajudou sanando dúvidas que ainda existiam me contem!!!

Não esqueçam de clicar no mapa para vê-lo melhor!

Olímpiada da LP

sexta-feira, 1 de outubro de 2010


Passamos muito tempo revendo a história de Rondonópolis, conhecemos pioneiros inesquecíveis, trabalhamos muito e tudo valeu a pena.
A nossa colega Karolyne ficou em 2º lugar municipal categoria "Memórias", porém os três oitavos anos são vencedores, parabéns!!!

Tarefa para o recesso.

Galera,
essa tarefa é para o dia 18/10 (8ºC) e 19/10(8ºA e B). As dúvidas podem ser tiradas aqui no blog, mas a tarefa é para ser entregue e não respondida aqui.

Espero que não sofram muito de saudades!!!!


Retrocesso
O visitante estranhou porque, quando o levaram para conhecer a sala de aula do futuro, não havia uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a outra era acolchoada. Uma falava com as crianças com sua voz metálica e mostrava figuras, números e cenas coloridas no seu visor, e a outra ficava quieta num canto. Uma comandava a sala, tinha resposta para tudo e centralizava toda a atenção dos alunos, que pareciam conviver muito bem com a sua presença dinâmica, a outra dava a impressão de estar esquecida ali, como uma experiência errada.
O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito. A máquina falava com clareza e estava programada de acordo com métodos pedagógicos cientificamente testados durante anos. Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam exatamente que botões apertar para que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos segundos, a reformulasse, para melhor compreensão. (As crianças do futuro já nascerão sabendo que botões apertar.)
— Fantástico! — comentou o visitante.
— Não é? — concordou o técnico, sorrindo com satisfação.
Foi quando uma das crianças, errando o botão, prendeu o dedo no teclado da professora-robô. Nada grave. O teclado tinha sido cientificamente preparado para não oferecer qualquer risco aos dedos infantis. Mesmo assim, doeu, e a criança começou a chorar. Ao captar o som do choro nos seus sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente. Exatamente ao mesmo tempo, o outro robô acendeu-se automaticamente. Dirigiu-se para a criança que chorava e a pegou no colo com os braços de imitação, embalando-a no seu colo acolchoado e dizendo palavras de carinho e conforto numa voz parecida com a do outro robô, só que bem menos metálica. Passada a crise, a criança, consolada e restabelecida, foi colocada no chão e retomou seu lugar entre as outras. A segunda professora-robô voltou para o seu canto e se desligou enquanto a primeira voltou à vida e à aula.
— Fantástico! — repetiu o visitante.
— Não é? — concordou o técnico, ainda mais satisfeito.
— Mas me diga uma coisa... — começou a dizer o visitante.
— Sim?
— Se entendi bem, o segundo robô só existe para fazer a parte mais, digamos, maternal do trabalho pedagógico, enquanto o primeiro faz a parte técnica.
— Exatamente.
— Não seria mais prático — sugeriu o visitante — reunir as duas funções num mesmo robô?
Imediatamente o visitante viu que tinha dito uma bobagem. O técnico sorriu com condescendência.
— Isso — explicou — seria um retrocesso.
— Por quê?
— Estaríamos de volta ao ser humano.
E o técnico sacudiu a cabeça, desanimado. Decididamente, o visitante não entendia de futuro.
Luís Fernando Veríssimo. In Nova Escola. São Paulo. Abril, out. 1990. p. 19.

Responda de acordo com o texto:
1. Quais as características das professoras descritas no texto?
2. Segundo o autor do texto, como seria a aula do futuro?
3. Na aula do futuro, como agiriam os alunos quando tivessem alguma dúvida?
4. O que aconteceu quando a criança machucou-se no teclado?
5. Na sua opinião, qual a razão de ter duas professoras-robô para atender aos alunos?
6. A professora de plástico e fibra de vidro satisfazia que tipo de necessidade das crianças? Por quê?
7. Qual era a função da professora acolchoada?
8. Na sua opinião, por que seria um retrocesso reunir todas as funções da professora numa máquina apenas?
9. Na sua opinião, a professora-robô é diferente das professoras que você conhece? Por quê?

10. Numere as frases de acordo com a ordem de acontecimentos do texto:
( ) Uma das crianças prendeu o dedo no teclado.
( ) O visitante estranhou, quando o levaram para conhecer a sala de aula, havia duas professoras.
( ) O aluno que machucou o dedo começou a chorar.
( ) O técnico sacudiu a cabeça desanimado.
( ) A segunda professora voltou para o seu canto e se desligou, enquanto a primeira voltou a dar aula.
( ) O visitante viu que dito uma bobagem.
( ) O visitante acompanhou uma aula do futuro.

11. Marque com X as palavras que você usaria para caracterizar a “professora-robô”, que explicava a matéria para as crianças.
( ) impaciente ( ) simpática ( ) carinhosa ( ) eficiente ( ) gentil ( ) impessoal ( ) objetiva.

12. Marque com X a resposta correta:
O significado de retroceder é: ( ) realizar alguma coisa ( ) melhorar o ensino. ( ) voltar para trás ( ) nenhuma das respostas.

13. Analise as orações localizando e classificando: sujeito, verbo e complementos.
• O técnico sorriu com condescendência.
• Falava com as crianças com sua voz metálica.