Galera,
essa tarefa é para o dia 18/10 (8ºC) e 19/10(8ºA e B). As dúvidas podem ser tiradas aqui no blog, mas a tarefa é para ser entregue e não respondida aqui.
Espero que não sofram muito de saudades!!!!
Retrocesso
O visitante estranhou porque, quando o levaram para conhecer a sala de aula do futuro, não havia uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a outra era acolchoada. Uma falava com as crianças com sua voz metálica e mostrava figuras, números e cenas coloridas no seu visor, e a outra ficava quieta num canto. Uma comandava a sala, tinha resposta para tudo e centralizava toda a atenção dos alunos, que pareciam conviver muito bem com a sua presença dinâmica, a outra dava a impressão de estar esquecida ali, como uma experiência errada.
O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito. A máquina falava com clareza e estava programada de acordo com métodos pedagógicos cientificamente testados durante anos. Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam exatamente que botões apertar para que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos segundos, a reformulasse, para melhor compreensão. (As crianças do futuro já nascerão sabendo que botões apertar.)
— Fantástico! — comentou o visitante.
— Não é? — concordou o técnico, sorrindo com satisfação.
Foi quando uma das crianças, errando o botão, prendeu o dedo no teclado da professora-robô. Nada grave. O teclado tinha sido cientificamente preparado para não oferecer qualquer risco aos dedos infantis. Mesmo assim, doeu, e a criança começou a chorar. Ao captar o som do choro nos seus sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente. Exatamente ao mesmo tempo, o outro robô acendeu-se automaticamente. Dirigiu-se para a criança que chorava e a pegou no colo com os braços de imitação, embalando-a no seu colo acolchoado e dizendo palavras de carinho e conforto numa voz parecida com a do outro robô, só que bem menos metálica. Passada a crise, a criança, consolada e restabelecida, foi colocada no chão e retomou seu lugar entre as outras. A segunda professora-robô voltou para o seu canto e se desligou enquanto a primeira voltou à vida e à aula.
— Fantástico! — repetiu o visitante.
— Não é? — concordou o técnico, ainda mais satisfeito.
— Mas me diga uma coisa... — começou a dizer o visitante.
— Sim?
— Se entendi bem, o segundo robô só existe para fazer a parte mais, digamos, maternal do trabalho pedagógico, enquanto o primeiro faz a parte técnica.
— Exatamente.
— Não seria mais prático — sugeriu o visitante — reunir as duas funções num mesmo robô?
Imediatamente o visitante viu que tinha dito uma bobagem. O técnico sorriu com condescendência.
— Isso — explicou — seria um retrocesso.
— Por quê?
— Estaríamos de volta ao ser humano.
E o técnico sacudiu a cabeça, desanimado. Decididamente, o visitante não entendia de futuro.
Luís Fernando Veríssimo. In Nova Escola. São Paulo. Abril, out. 1990. p. 19.
Responda de acordo com o texto:
1. Quais as características das professoras descritas no texto?
2. Segundo o autor do texto, como seria a aula do futuro?
3. Na aula do futuro, como agiriam os alunos quando tivessem alguma dúvida?
4. O que aconteceu quando a criança machucou-se no teclado?
5. Na sua opinião, qual a razão de ter duas professoras-robô para atender aos alunos?
6. A professora de plástico e fibra de vidro satisfazia que tipo de necessidade das crianças? Por quê?
7. Qual era a função da professora acolchoada?
8. Na sua opinião, por que seria um retrocesso reunir todas as funções da professora numa máquina apenas?
9. Na sua opinião, a professora-robô é diferente das professoras que você conhece? Por quê?
10. Numere as frases de acordo com a ordem de acontecimentos do texto:
( ) Uma das crianças prendeu o dedo no teclado.
( ) O visitante estranhou, quando o levaram para conhecer a sala de aula, havia duas professoras.
( ) O aluno que machucou o dedo começou a chorar.
( ) O técnico sacudiu a cabeça desanimado.
( ) A segunda professora voltou para o seu canto e se desligou, enquanto a primeira voltou a dar aula.
( ) O visitante viu que dito uma bobagem.
( ) O visitante acompanhou uma aula do futuro.
11. Marque com X as palavras que você usaria para caracterizar a “professora-robô”, que explicava a matéria para as crianças.
( ) impaciente ( ) simpática ( ) carinhosa ( ) eficiente ( ) gentil ( ) impessoal ( ) objetiva.
12. Marque com X a resposta correta:
O significado de retroceder é: ( ) realizar alguma coisa ( ) melhorar o ensino. ( ) voltar para trás ( ) nenhuma das respostas.
13. Analise as orações localizando e classificando: sujeito, verbo e complementos.
• O técnico sorriu com condescendência.
• Falava com as crianças com sua voz metálica.
Tarefa para o recesso.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Postado por Cibele Furtado às 16:09
Marcadores: Interpretação
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4 comentários:
=D
Booa Profesoora !
Nãoo Sentiiremos Saudades >.<
Podee Deiixar Iremos Fazer Sim !!
Giovanne Marcelino 8° A
''O que não provoca minha morte, faz com que eu fique mais forte''
Friedrich Nietzsche
Prof adorei a tarefa eu já fiz muito fácil
não sentiremos muita saudades...
mas so um pouquinho...
by:Gih=]*_ _*(pink and black)
O pior é que não sentiremos a sua falta.
Kk.Bricadeirinha.Sentiremos sim.
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